17 de março de 2012

Uma ideia brilhante do Prof. Emmanuel Appel

Na última reunião do Coletivo de Professores de Sociologia e Filosofia de Curitiba e região metropolitana com a Secretaria de Educação do Paraná, estavam presentes a professora Meroujy Cavet, superintendente da Educação, a professora Maria Cristina Theobald, diretora do Departamento de Educação Básica, e Marilda Aparecida Diório Menegazzo, diretora do Departamento de Educação e Trabalho. Do coletivo, estavam presentes os professores Emmanuel José Appel, do Departamento de Filosofia da UFPR, Geraldo Balduíno Horn, do NESEF/UFPR, Ademir Pinhelli Mendes, do NESEF/UFPR, Avanir Mastey, representante dos professores de Filosofia, Silmara Quintino, representante dos professores de Sociologia, e Osvaldo Alves de Araújo, diretor do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo. Na apauta, assuntos da grade curricular da formação de professores de Filosofia e Sociologia para o Ensino Médio.

Na oportunidade, o professor Emmanuel Appel apresentou à superintendente a proposta – que desde 2010 vem defendendo junto a entidades de educação e cultura – da instalação de cineclubes nas escolas, para a exibição programada de filmes (precedida de apresentação e seguida de debates) e para servir ao debate do cinema enquanto arte, cultura, fonte, recurso e objeto de conhecimento, tendo a superintendente se comprometido a participar de uma reunião específica para tratar do assunto.

O professor Appel poderia se contentar, como tantos outros, em ficar restrito ao seu mundo acadêmico. No entanto, assume a louvável atitude em favor da difusão do estudo do cinema. Nós aproveitamos a oportunidade para cumprimentá-lo pela brilhante ideia.