15 de setembro de 2013

Cine Ceará premia filme espanhol

A 23ª edição do Cine Ceará fez jus ao nome de festival ibero-americano ao dedicar grande parte das sessões deste ano ao cinema contemporâneo português e ao consagrar no último sábado, 14, em sua noite de premiação, o filme espanhol "Emak Bakia", do diretor Oskar Alegria.
O documentário de Alegria levou o principal prêmio da noite, o Troféu Mucuripe de melhor filme, e levou ainda o Mucuripe de melhor som (para Abel Hernández), além do Prêmio da Crítica e o Prêmio Olhar Universitário.
Entre os títulos com maior número de prêmios, o brasileiro "Se Deus Vier que Venha Armado", primeiro filme de Luis Dantas, levou três: direção, ator (Ariclenes Barroso) e fotografia (Hélcio "Alemão" Negamine).
O troféu de melhor atriz ficou com Laura de La Uz, por seu trabalho no cubano "O Filme de Ana", enquanto o argentino "Mercedes Sosa - A Voz da América Latina" foi premiado por sua montagem, e o uruguaio "Rincón de Darwin" por seu roteiro e direção de arte.
Outro filme brasileiro, "Olho Nu", ficou com o Mucuripe de melhor trilha sonora original, composta pelo cantor Ney Matogrosso.
O prêmio especial do júri ficou com o documentário "O Paciente Interno", que mostra o destino de um homem que tentou matar o presidente do México em 1968.
Já o vencedor da Mostra Olhar do Ceará, que estimula a produção local, foi "Meu Amigo Mineiro", de Victor Furtado e Gabriel Martins.