16 de abril de 2018

R. LEE ERMEY (1944-2018), Ator


O ator característico americano R. Lee Ermey morreu no dia 15 de abril, em Santa Mônica, Califórnia, de pneumonia. Tinha 74 anos.

Na adolescência, Ermey teve problemas com a polícia, sendo preso duas vez quando tinha 17 anos. Na segunda prisão, o juiz lhe deu duas opções: ir para a cadeia ou se tornar militar. Ele escolheu a segunda opção e se alistou na Marinha e nela permaneceu de 1961 a 1972, recebendo várias condecorações. Em 1968, foi enviado para a Guerra do Vietnã, onde ficou por 14 meses. Sua carreira militar se encerrou cedo por conta de ferimentos em serviço. Após deixar a vida militar, foi para as Filipinas estudar drama e criminologia na Universidade de Manila.

Graças à sua experiência na Marinha, Ermey foi requisitado muitas vezes para interpretar papéis de militar e para a função de conselheiro para assuntos militares. Foi conselheiro junto às produções de "Os Rapazes da Companhia C" (The Boys in Company C, 1978), "Apocalipse" (Apocalypse Now, 1979), "A Força do Destino" (An Officer and a Gentleman, 1982) e "Nascido para Matar" (Full Metal Jacket, 1987).

Ermey ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante da Sociedade de Críticos de Cinema de Boston, pelo papel do odioso Sargento Hartman em "Nascido Para Matar". Ele foi contratado inicialmente como conselheiro, para orientar o ator que encarnaria o sargento, mas acabou ganhando o papel por conta da excelência do trabalho que apresentou, O diretor do filme lhe permitiu escrever ou improvisar muitas de suas falas, o que foi uma concessão excepcional em se tratando do rigoroso Stanley Kubrick. O resultado, para quem viu o filme, é impressionante.

Sua filmografia conta mais de 50 filmes, entre os quais estão também "Mississippi em Chamas" (Mississippi Burning, 1988), "Sommersby - O Retorno de um Estranho" (Sommersby, 1993), "Assassinato em Primeiro Grau" (Murder in the First, 1995), "Seven - Os Sete Crimes Capitais" (Se7en, 1995), "Despedida em Las Vegas" (Leaving Las Vegas, 1995), "Os Últimos Passos de um Homem" (Dead Man Walking, 1995) e "A Sombra de um Homem" (The Salton Sea, 2002).

Ronald Lee Ermey nasceu em 24 de março de 1944, em Emporia, Kansas. Deixou viúva a mulher do seu segundo casamento, com quem tinha quatro filhos. Tinha duas filhas do casamento anterior.

(Foto: Google Imagens.)

VITTORIO TAVIANI (1929-2018), Diretor e Roteirista


O diretor e roteirista italiano Vittorio Taviani morreu no dia 15 de abril, em Roma, aos 88 anos.

Vittorio sempre teve como parceiro seu irmão Paolo, por isso são mais referidos como os Irmãos Taviani. Nos primeiros filmes, contaram com o apoio, tanto no roteiro como na direção, de Valentino Orsini (1927-2001). Mas estes são filmes que não tiveram lançamento no Brasil.

Os Irmãos Taviani ganharam tantos prêmios em seu país e em festivais internacionais que seria tedioso para o leitor se fôssemos mencionar todos eles. Fiquemos com três filmes que receberam os prêmios mais significativos, em dois festivais dos mais importantes do mundo: "Pai Patrão" (Padre padrone, 1977), Palma de Ouro no Festival de Cannes, "A Noite de São Lourenço" (La notte di San Lorenzo, 1982), Grande Prêmio do Júri e Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes, e "César Deve Morrer" (Cesare deve morire, 2012), Urso de Ouro e Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim.

A filmografia dos Irmãos Taviani, relativamente modesta em quantidade, apenas 18 longas-metragens de ficção, é superlativa em se tratando de qualidade. São memoráveis também os filmes "Os Subversivos" (I sovversivi, 1967), "Um Grito de Revolta" (San Michele aveva un gallo, 1972), "Allonsanfan" (Idem, 1974), "Kaos" (Idem, 1984), "Bom Dia, Babilônia" (Good Morning Babilonia, 1987), "Noites com Sol" (Il sole anche di notte, 1990), "Aconteceu na Primavera" (Florile, 1993) e "As Afinidades Eletivas" (Le affinità elettive, 1996).

Vittorio e Paolo faziam tudo a quatro mãos, às vezes contando com a participação de terceiros no roteiro, e tinham uma prática interessante no tocante à direção, que exerciam de modo alternado. Enquanto Vittorio dirigia uma cena, Paolo observava sem interferir, e vice-versa.

Vittorio Taviani nasceu em San Miniato, Toscana. Era irmão dos diretores e roteiristas Paolo Taviani e Franco Brogi Taviani, e pai da musicista Francesca Taviani.

(Foto: Google Imagens.)