2 de setembro de 2009

Oscar 2010: mudanças na eleição do melhor filme

Na próxima edição do Oscar, a votação para melhor filme será diferente. Até a edição de 2009, vigorava a votação em apenas um dos filmes indicados. De acordo com as novas regras divulgadas por Tom Sherak, o presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os votantes deverão classificar os dez filmes indicados na ordem de preferência.

Assim, haverá também um segundo filme preferido, um terceiro, e daí por diante até o décimo. De modo tal que terá peso também a colocação em outras posições do ranking. E o vencedor poderá ser um filme que nem obteve o maior número de votos em primeiro lugar.

A apuração dos votos também será diferente. Caso algum filme receba mais de 50% dos votos como o primeiro da lista, este será o ganhador. Se não, o passo seguinte será e eliminação progressiva, a partir do filme que receber o menor número de primeiros lugares. Aquele que for votado em segundo da mesma lista passará para a primeira colocação. E assim sucessivamente, até que se chegue ao filme com a maioria de votos em primeiro lugar, que será o vencedor.

O sistema já havia sido empregado antes, mas não era usado desde 1945. Agora que o número de concorrentes a melhor filme passou de cinco para dez, ele possibilitará que o julgamente dos votantes seja considerado de modo mais preciso.
A Academia tem atualmente cerca de 5.800 membros votantes.
Fonte da notícia: UOL News.
(Foto: http://www.hploco.com/)