18 de abril de 2007

Beijo causa furor no país do Kama Sutra

O ator Richard Gere abraçou a atriz indiana Shilpa Shetty em público e a beijou no rosto várias vezes, enquanto ela manifestava discreta reação à sua conduta. O que isso tem de mais? Nada, é verdade, se a cena tivesse acontecido no ocidente. Mas Gere estava na Índia, mais precisamente em Nova Délhi, no último domingo, 15, participando de uma campanha contra a AIDS. A cena foi transmitida pela TV e, em fotos, estampada na primeira página dos jornais. As imagens provocaram a ira dos fundamentalistas hindus, que organizaram protestos em várias cidades indianas. Multidões queimaram fotos dos atores e, em pelo menos uma cidade, gritaram "Abaixo Shilpa Shetty!" A questão é que na Índia a manifestação de afeto em público é um verdadeiro tabu, tipificado como crime. E os atores, nessas alturas, já foram indiciados por atentado ao pudor.

Comentário: Shilpa é uma atriz famosa em seu país, pela grande quantidade de filmes que lá realizou, na chamada Bollywood, e atualmente participa de produções hollywoodianas. Gere se converteu ao budismo tibetano em 1984.
(Crédito das fotos: http://www.allposters.com/ / i.indiafm.com)

Era uma vez em 17 de abril de 2007

NAIR BELLO (75 anos, de falência múltipla dos órgãos), atriz brasileira nascida em São Paulo; fez sua estréia no filme Liana, a pecadora (1951) e atuou em apenas outros cinco filmes: Simão, o caolho (1952), de Alberto Cavalcanti, Os apavorados (1962), com Oscarito, Tô na tua, ô bicho (1971), com Costinha, Das tripas coração (1982), de Ana Carolina, e Fogo e paixão (1988), da dupla Marcio Kogan e Isay Weinfeld. Sua folha de serviços para a TV é consideravelmente maior.

Curiosidade: A atriz sofreu uma parada cardíaca no dia 11 de novembro; a equipe de socorro conseguiu reanimá-la, com massagem cardíaca, mas nunca mais saiu do hospital, onde passou por um período de relativa melhora.
(Crédito da foto: www.folha.uol.com.br)

OMC: China responde aos EUA

Na última terça-feira, 17, a China apresentou sua defesa, na Organização Mundial do Comércio (OMC), em resposta à reclamação dos Estados Unidos de que ela tem falhado no combate à pirataria de bens protegidos por direitos autorais. O chinês Yi Xintian, representante do State Intellectual Property Office (Escritório de Estado da Propriedade Intelectual), disse que seu país "tem feito tremendos esforços e tomado muitas providências em defesa dos direitos da propriedade intelectual". Ele argumentou que a pirataria é um problema internacional que afeta muitos países. E lembrou a existência de estudos indicando que o Canadá é responsável pela produção do maior número de DVDs contrabandeados. A China, assegurou ele, destruiu 73 milhões de cópias ilegais de DVDs, CDs, softwares e livros em 2006.

(Crédito da foto: www.fieam.org.br)