14 de outubro de 2011

LEON CAKOFF (1948-2011), crítico de cinema

O crítico Leon Cakoff, fundador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, evento que todo ano traz ao Brasil o melhor do cinema mundial, faleceu hoje de câncer, aos 63 anos.

Em 1969 Cakoff começou sua carreira como crítico de cinema, e em 1974 passou a dirigir o departamento de cinema do MASP - Museu de Arte de São Paulo. Em 1977, ele organizou a primeira edição da Mostra Internacional de Cinema, que este ano atingiu a marca da 35ª edição.

Nascido Leon Chadarevian, em 12 de junho de 1948, em Aleppo, Síria, chegou ao Brasil com oito anos e se formou em São Paulo na Escola de Sociologia e Política. Adotou o pseudônimo devido a um incidente durante a ditadura. Ele também atuou como diretor, produtor e distribuidor. Era casado com Renata de Almeida, com quem teve dois filhos. Tinha outros dois filhos de um casamento anterior.

Em nota, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema afirmou o seguinte: "O cinema internacional e brasileiro perdeu hoje um de seus mais ativos difusores. Muitos dos críticos que hoje atuam optaram por este ofício e ampliaram seu amor pelo cinema assistindo aos filmes programados por Leon Cakoff. Cakoff lutou como poucos pelo que lutamos todos nós: para que a diversidade da cinematografia mundial tenha oportunidade de exibição e não seja engolfada pelo cinema mainstream. Tudo faremos para contribuir com a continuidade do seu importante legado cultural".

ALBERTO SALVÁ (1938-2011), diretor

O cineasta brasileiro Alberto Salvá morreu no dia 13 de outubro, de câncer no fígado, aos 73 anos.
Nos anos 1970, além de atuar como fotógrafo, montador e roteirista de pornochanchadas, também chegou adirigir um exemplar do gênero, "Os Maníacos Eróticos" (1975).
Mas os temas de seus melhores filmes são os problemas de relacionamento, seja na forma de comédia, em "A Cama ao Alcance de Todos" (1969), seja de drama, em "Inquietações de uma Mulher Casada" (1979).
Ele experimentou também o gênero infantil, em "As Quatro Chaves Mágicas" (1971), e o relato autobiográfico, em "Um Homem sem Importância" (1971).
Alberto José Bernardo Salvá Contel nasceu em 13 de abril de 1938, em Barcelona, Espanha, e veio para o Brasil quando adolescente, tendo se naturalizado brasileiro em 1961.