14 de julho de 2016

HECTOR BABENCO (1946-2016), diretor, roteirista e produtor


Resultado de imagem para hector babenco

 
O diretor, roteirista e produtor brasileiro Hector Babenco morreu na noite de 13 de julho, em São Paulo, de parada cardíaca. Tinha 70 anos.
Um dos mais importantes cineastas brasileiros, Babenco deu visibilidade internacional ao nosso cinema, especialmente nos EUA, onde realizou o filme "Ironweed" (Idem, 1987), com atores excepcionais como Jack Nicholson e Meryl Streep. A sua filmografia de 12 filmes inclui também "O Rei da Noite" (1975); "Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia" (1977), eleito melhor filme pelo público na Mostra Internacional de São Paulo; "Pixote: A Lei do Mais Fraco" (1981), que ganhou prêmios nos Festivais de Locarno, na Suíça, e de San Sebastián, na Espanha, além de quatro associações de críticos de cinema dos EUA; "O Beijo da Mulher Aranha"  (Kiss of the Spider Woman, 1985), que lhe rendeu prêmios nos Festivais de Seattle, nos EUA, e de Tóquio, no Japão, além de uma indicação ao Oscar, sem contar os diversos prêmios de melhor ator para William Hurt, inclusive o Oscar; "Brincando nos Campos do Senhor" (At Play in the Fields of the Lord, 1991) e "Carandiru" (2003), que lhe deu os prêmios de melhor diretor e melhor roteiro no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, além de vários prêmios nos Festivais de Cartagena, na Colômbia, e de Havana, em Cuba.
Héctor Eduardo Babenco nasceu em 7 de fevereiro de 1946, em Buenos Aires, Argentina, mas se naturalizou brasileiro em 1977. Atuou como membro do júri dos Festivais de Cannes, Veneza e Berlim e do Festival Sundance, nos EUA. Deixou viúva a atriz Bárbara Paz. Tinha uma filha chamada Myra Arnaud Babenco.
(Foto: Google Imagens.)