14 de agosto de 2009

Dez filmes subestimados: 10 - O Indomável

Eis o derradeiro comentário dos dez filmes subestimados, cujo texto integral foi publicado pelo Jornal Opção de 10 a 16 de maio de 2009 e pelo saite Revista Bula.


10 - O Indomável - Assim É Minha Vida (Nobody's Fool, 1994), de Robert Benton – Paul Newman faz um sessentão rusguento que enfrenta problemas que criou para si mesmo ao longo da vida, por causa do temperamento difícil. É a última variação do tipo inadequado simpático que o ator encarnou vez por outra desde a juventude.

Em contato com o filho, que abandonou criança, e com um neto da idade que o filho tinha então, ele toma consciência dos erros e decide enfrentar os fantasmas de seus antepassados. Só assim poderá ajudar o filho, que vive um momento difícil, e contribuir para a formação do neto.

Na cidadezinha coberta de neve, com poucas oportunidades de trabalho, sobreviver exige heroísmo. Ele se defende como pode e acalenta pequenos sonhos. Quando não tem trabalho, ganha uns trocados apostando no carteado ou em disputas a propósito de qualquer assunto.

O que acontece de mais interessante no filme se passa no interior da personagem – e não é verbalizado. Donde só um ator experiente e talentoso como Newman poderia dar vida a tal figura. O resultado é um drama intimista para corações sensíveis.

Era uma vez em 9 de agosto de 2009

JOHN QUADE (71 anos, de causa não divulgada), ator norte-americano característico, especializado em papéis de vilão; apareceu em mais de 20 filmes, entre os quais Má Companhia (Bad Company, 1972), O Estranho sem Nome (High Plains Drifter, 1973), Golpe de Mestre (The Sting, 1973) e Josey Wales - O Fora-da-Lei (The Outlaw Josey Wales, 1976); é mais lembrado, porém, como líder da gangue de motoqueiros de dois filmes estrelados por Clint Eastwood: Doido para Brigar, Louco para Amar (Every Which Way But Loose, 1978) e Punhos de Aço (Any Which Way You Can, 1980). Nascido em 1º de abril de 1938, em Kansas City, Kansas, deixou viúva e seis filhos.