14 de fevereiro de 2017

'La La Land - Cantando Estações', um Belíssimo Musical


Resultado de imagem para la la land



Eu gosto do cinema de gêneros, e certos gêneros só Hollywood sabe fazer. Um deles é o musical. Mas, para gostar de um filme musical, como eu, a pessoa precisa gostar de ópera ou ter visto musicais desde a infância. Atualmente, vejo musicais com frequência, em DVD, porque é o tipo de filme que eleva a minha alma, me faz esquecer, ainda que por um momento, os horrores do mundo.


Os grandes musicais do cinema foram feitos principalmente nos anos 1930, 40 e 50, quando os estúdios de Hollywood estavam em seu apogeu, com grandes músicos, cantores, dançarinos, roteiristas e diretores mantidos sob contrato. Dos anos 1960 em diante, devido ao desmonte dos estúdios, ficou mais complicado realizar um filme musical.


Mas Hollywood acaba de lançar um belíssimo musical, que está em cartaz nos cinemas. Chama-se "La La Land - Cantando Estações" e está sendo um papa-prêmios. O diretor Damien Chazelle teve uma grande sacada e fez um filme excepcional, para quem gosta do gênero. A história do filme segue o padrão dos musicais clássicos: rapaz e moça se conhecem, vivem um romance, depois se desentendem e se separam, para ter um apoteótico reencontro no final. Neste caso, porém, há uma grande reviravolta, que torna a história original e sem o otimismo que caracteriza o gênero. É compreensível que assim seja, porque no mundo de hoje ninguém de bom senso tem motivos para ser otimista.

Sei de gente que anda dizendo, na imprensa e na rede, que o filme é ridículo. Trata-se de "intelectuais" que não gostam de musicais. Quem gosta está adorando o filme. E somos a maioria esmagadora.



(Foto: Google Imagens.)