18 de janeiro de 2010

Hollywood expõe cartazes clássicos de filmes idem

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood abrirá no próximo sábado, 23, na Grand Lobby Gallery, em Beverly Hills, a exposição The More the Merrier: Posters from the Ten Best Picture Nominees, 1936-1943 (Quanto Mais Melhor: Cartazes dos Dez Indicados a Melhor Filme, 1936-1943). Como durante o período considerado eram indicados ao Oscar dez filmes por ano, serão ao todo 80 filmes, entre os quais clássicos como O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939), Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941) e Casablanca (Casablanca, 1942).


Na exposição, que vai mostrar alguns dos mais criativos pôsteres de filmes, estarão também os cartazes de Romeu e Julieta (Romeo and Juliet, 1936), No Tempo das Diligências (Stagecoach, 1939), Relíquia Macabra (The Maltese Falcon, 1941) e O Diabo Disse Não (Heaven Can Wait, 1943). Entre os artistas que assinaram os trabalhos estão o romeno Jacques Kapralik, os norte-americanos Norman Rockwell e Al Hirschfeld, os franceses Boris Grinsson e Pierre Pigeot, e o italiano Ercole Brini.

A exposição permanecerá aberta até o dia 18 de abril. E o melhor de tudo é que a visitação é gratuita. Seu objetivo é chamar a atenção para o fato de que as atuais 10 indicações ao Oscar de melhor filme tem precedente histórico.

Globo de Ouro 2010: festa sem surpresas

A 67ª edição do Globo de Ouro, prêmio concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, aconteceu no último domingo, 17 de janeiro, sem surpresas. Numa cerimônia discreta como de costume, o público presente se levantou para aplaudir a atriz italiana Sophia Loren, quando esta anunciou o vencedor da categoria filme em língua estrangeira. Foram também aplaudidos de pé Jeff Bridges, ao receber o prêmio de melhor ator, e Martin Scorsese, ao receber o prêmio Cecil B. DeMille pela carreira. O destaque da noite foi o humor inteligente do "host" Ricky Gervais.

Veja a seguir a lista completa dos premiados:
1 - Melhor filme (drama): Avatar (Avatar, 2009)
2 - Melhor filme (comédia ou musical): Se Beber, Não Case (The Hangover, 2009)
3 - Melhor ator (drama): Jeff Bridges, por Coração Louco (Crazy Heart, 2009)
4 - Melhor atriz (drama): Sandra Bullock, por Um Sonho Possível (The Blind Side, 2009)
5 - Melhor diretor: James Cameron, por Avatar
6 - Melhor ator (comédia ou musical): Robert Downey Jr., por Sherlock Holmes (Sherlock Holmes, 2009)
7 - Melhor atriz (comédia ou musical): Meryl Streep, por Julie & Julia (Julie & Julia, 2009)
8 - Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds, 2009)
9 - Melhor atriz coadjuvante: Mo'Nique, por Preciosa - Uma História de Esperança (Precious: Based on the Novel Push by Sapphire, 2009)
10 - Melhor filme em língua estrangeira: A Fita Branca (Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte, Áustria/Alemanha/França/Itália, 2009), de Michael Haneke
11 - Melhor filme de animação: Up - Altas Aventuras (Up, 2009), de Pete Docter e Bob Peterson
12 - Melhor roteiro: Jason Reitman e Sheldon Turner, por Amor sem Escalas (Up in the Air, 2009)
13 - Melhor trilha musical: Michael Giacchino, por Up - Altas Aventuras
14 - Melhor canção: "The Weary Kind", de T-Bone Burnett e Ryan Bingham, para o filme Coração Louco
15 - Prêmio Cecil B. DeMille: Martin Scorsese.