20 de fevereiro de 2019

'A Mula' Já Nasceu um Clássico Moderno

Resultado de imagem para a mula - clint eastwood


Da atual safra de filmes, o melhor que vi até agora é “A Mula” (The Mule, 2018), de Clint Eastwood, um profissional de rara competência que ainda se mantém no ramo. Aos 88 anos, ele fez um filme excepcional sob todos os aspectos, na minha avaliação.

O próprio diretor vive o protagonista, um cultivador de flores idoso que vende a sua produção diretamente aos clientes, enquanto os negócios vão migrando para a internet. Por ser um analfabeto digital, ele não consegue fazer a migração. Passados doze anos, ele chega aos 90 arruinado financeiramente e com a família contra ele. O que lhe resta a fazer? Virar “mula” do Cartel de Sinaloa, que trafica drogas do México para os EUA.

Os negócios do cartel movimentam muito dinheiro. O velhinho faz as suas viagens sem problema, porque ninguém desconfia de um sobrevivente da sua idade, e vai embolsando altas quantias. Melhora de vida, ajuda e reconquista a família e ainda colabora com a Associação dos Veteranos da Guerra da Coreia, da qual faz parte. Ninguém abandona uma atividade lucrativa assim, ainda mais sendo ameaçado pelos mexicanos para permanecer no negócio.

Clint Eastwood, assim como seu personagem, não ficou velho à toa, sem adquirir sabedoria. Ele conhece todos os segredos do cinema e, tendo um bom roteiro nas mãos, sabe transformá-lo num filme melhor que ninguém. Não conheço diretor mais habilidoso que ele, hoje, em Hollywood. As peripécias da história são encenadas com inteligência e os diálogos são primorosos.

Sabendo livrar-se de armadilhas, o velho Clint faz piada com o assunto que lhe apraz, sem dar bola para o que vão dizer os chatos da correção política: etnia, raça, velhice. O resultado é um filme estupendo, que nenhum outro diretor teria coragem de se arriscar a fazer. Creio que aqueles que conhecem bem o cinema clássico hollywoodiano poderão melhor aquilatar as suas qualidades.

Um filme assim deveria estar concorrendo ao Oscar em muitas categorias. Sobretudo por tratar de uma minoria – nós, os velhos –, quando parece que todo mundo fala em diversidade e pede filmes sobre minorias. “A Mula”, porém, não recebeu uma só mísera indicação. 

Mas não é difícil entender os motivos por que Hollywood esnobou o filme, embora ele tenha obtido um sucesso financeiro considerável. Primeiro, porque os velhos não são uma minoria barulhenta. Segundo, porque os que hoje dominam a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas têm horror ao politicamente incorreto. Terceiro, porque o velho Clint pertence ao partido do “monstro” que ocupa a Presidência dos EUA.

(Foto: Google Imagens/ primeiraesetimaarte.com.br)

'Green Book - O Guia' É um Belo Filme

Resultado de imagem para green book - o guia

Dos oito filmes indicados ao Oscar de melhor filme, vi todos os que me interessavam e gostei de dois apenas: “Nasce uma Mulher” e “Green Book – O Guia”. Para o meu gosto, ambos os filmes excedem em qualidades, considerado o panorama cinematográfico atual.

Achei a história contada por “Green Book – O Guia” (Green Book, 2018), de Peter Farrelly, muito interessante. Fala de um grande pianista negro e seu motorista branco, viajando pelos estados do sul dos EUA, na virada da década de 1950 para a de 1960. São dois habitantes de mundos muito diversos. O pianista é um homem bem-educado, e o motorista é um ítalo-americano casca-grossa, que está afastado das funções de leão de chácara da boate Copacabana, em Nova York, que passa por reforma.

Em Nova York, uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, o pianista negro podia trabalhar sem empecilho nenhum, bastando-lhe o talento e nada mais. Nos estados sulistas, entretanto, as populações eram as mais racistas do país. E o Green Book (Livro Verde) era justamente um guia para viajantes negros que se aventuravam pelo sul, com indicação de hospedarias próprias para os negros, além de recomendações de como deviam se comportar.

De um lado, a longa convivência entre os dois homens e, de outro lado, a camaradagem que surge da necessidade de resolverem juntos as encrencas que encontram no trajeto fazem com que o pianista desça alguns degraus do seu pedestal, enquanto o motorista sobe outros tantos degraus, por causa das qualidades humanas que vai revelando no cumprimento da sua missão complicada. A conclusão é óbvia: eles terminam amigos.

Embora mostre episódios da maior gravidade, que não deveriam acontecer no mundo civilizado, o filme não apela para os baixos sentimentos do espectador, como se vê com frequência no cinema atual. Ao contrário, o filme é divertidíssimo, faz rir e faz chorar. Justamente como todo bom filme deveria fazer, é o que eu penso.

O mais espantoso é que o filme se baseia em fatos verdadeiros. Depois, Tony Lip (nascido Antonio Vallelonga), o motorista, virou ator de cinema. Sua primeira aparição foi no filme “O Poderoso Chefão” (1972), como um convidado na festa de casamento que acontece no início. Seu filho Nick Vallelonga é um dos roteiristas de “Green Book – O Guia”.

(Foto: Google Imagens/youtube.com)

O Melhor de 'Assunto de Família É o Roteiro

Resultado de imagem para assunto de família

O japonês Hirokazu Kore-eda, diretor de “Assunto de Família” (Manbiki kazoku, 2018), é o queridinho da crítica, no momento. Basta ver que, no ano passado, o filme venceu o Festival de Cannes.

No começo do filme, um homem de seus 50 anos, pois seu cabelo já começou a embranquecer, encontra na rua uma criança, uma menina, e a leva para casa para lhe dar comida. Na casa dele, a família parece ser muito unida, apesar da pobreza evidente. Há uma mulher idosa, chamada de vó, duas mulheres jovens (um talvez no final da adolescência, a outra um pouco mais velha) e um garoto por volta dos 10 anos. A vó reclama de mais uma boca para alimentar, a comida é pouca. O homem sai com a menina, tenta se livrar dela, mas acaba trazendo-a de volta.

Dá-se a impressão de que a família é composta pela avó e um pai com duas filhas e um filho. Para nós, ocidentais, todos os japoneses são parecidos. O garoto pratica furtos nas lojas da vizinhança e ensina a menina a fazer o mesmo. Apesar da vida difícil, a família é unida e parece que todos estão muito bem assim. Deduzindo-se pelas aparências, trata-se de uma família feliz.

Um dia, acontece algo estranho: a moça mais erada tira a roupa e o “pai” faz amor com ela. Depois, o garoto tenta fazer um furto, não consegue fugir e acaba pego. O garoto confessa que ele falhou intencionalmente, para poder voltar à família biológica. O caso vai para na polícia e outras novidades vêm à tona. A jovem mais erada matou o marido, um sujeito execrável, com a ajuda do suposto pai do grupo familiar. Mas assume ter cometido o crime só, para não implicar o bom homem que a ajudou a se livrar do marido.

Aos poucos, o espectador vai descobrindo que, na família pobre mas feliz, ninguém é parente de ninguém. A intenção do filme, a meu ver, é mesmo mostrar que a família é feliz justamente pela ausência de vínculos de consanguinidade entre seus membros. Todos parecem ter fugido de suas famílias verdadeiras. A mulher que matou o marido, destruindo sua família verdadeira, porque nela não era feliz. Os outros três jovens fugiram de suas famílias biológicas por justo motivos, inclusive maus-tratos.

Na minha avaliação, portanto, o filme demonstra que uma família só pode ser feliz quando todos têm por objetivo sobreviver, não importa se cometendo crimes, e, de preferência, sem laços de sangue. Porque as famílias biológicas são um horror.

Após resolvida a questão policial, a família do garoto é localizada, mas nenhum parente dele aparece para resgatá-lo. Mas o chefe de família fake o acompanha até a estação de trem, onde se despedem como verdadeiros pai e filho, e o garoto parte sozinho. Um espectador distraído poderia ver aí um furo do roteiro. Nada disso. É o argumento cabal de que a família biológica só é fonte de infelicidade de seus membros.

Gostei do roteiro do filme, que apresenta os fatos sem antecipar nada. Os acontecimentos se sucedem e, a partir deles, o que está oculto vai se revelando.

“Assunto de Família” concorre ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira.

(Foto: Google Imagens/msn.com)

O Roteiro de 'Vice' É Meio Confuso

Resultado de imagem para vice

O filme “Vice” (Idem, 2018), de Adam McKay, tem alguns pontos interessantes, um dos quais é a competência dos atores. Dentro da pretensão do filme, atores e atrizes entregam boas interpretações, especialmente Christian Bale, que encarnou Dick Cheynne como imagino que um médium espírita o faria.

No roteiro, notei alguns problemas como, às vezes, a falta de foco. Há também o que me pareceu ser um excesso de intercalações de imagens que nada têm a ver com os fatos mostrados; servem apenas de comentários irônicos do que a personagem faz ou diz. Além dessas imagens-comentários, há muitos momentos de vai-e-volta no tempo.

Em consequência desses “ruídos” narrativos, considerei excessiva a narração verbal (voice-over), que tem a função de colocar ordem em toda a balbúrdia. Não cheguei a me irritar com tudo isso, mas confesso que me chateei em alguns momentos.

Por tratar da vida de Dick Cheynne, vice-presidente de George Bush filho, o filme mostra fatos da sua vida desde seu tempo de faculdade. E, por ele ser do Partido Republicano, outras figuras de alto coturno do partido são mostradas também. Mas todos os republicanos retratados aparecem como idiotas e ridículos. São incapazes de pensar e não sabem o que devem fazer em seus importantes cargos na hierarquia da administração dos EUA. E, quando tomam decisões por suas próprias cabeças, só fazem c-g-d-s. O que parecem ter de sobra é ambição, verdadeira tara pelo poder. Até os eleitores republicanos, que aparecem numa cena de comício, são caipiras idiotas, fáceis de serem tapeados. Os presidentes republicanos Richard Nixon (sem dúvida, um pilantra) e Bush filho são ridicularizados ao extremo. 

Dos presidentes democratas, aparece Jimmy Carter em imagens deterioradas, talvez para dizer que seu governo não teve nenhum brilho, o que é verdade. Aparece também Barack Obama prestando o juramento no ato da posse e, ainda, a multidão imensa que celebrou a sua posse. Só faltou a auréola de santo sobre a sua cabeça.
Portanto, o filme desce o sarrafo sem dó nos políticos republicanos, o que significa uma defesa implícita do Partido Democrata. Não vejo nenhum problema nenhum nisso. Pode-se fazer filmes bons ou ruins sobre quaisquer personagens, reais ou fictícias. No Brasil, por exemplo, já fizeram excelentes filmes a favor de Lampião, o rei do cangaço, assim como péssimos filmes também a favor dele.

Mas “Vice” tem uma cena que é puro cabotinismo. Depois que a história termina e começam a subir os créditos, reaparece um grupo de pessoas que antes discutiam política. Um homem acusa o filme de parcialidade a favor dos democratas, e outro discorda, dando início a uma briga. Não sei, mas pode ser que os realizadores do filme acreditem que os espectadores sejam tão idiotas quanto os políticos e eleitores republicanos. Podem até ter razão no geral, mas eu acho que existem exceções.

Esse filme está concorrendo ao Oscar em oito categorias.

(Foto: Google Imagens/portaldisparada.com.br)