9 de fevereiro de 2021

JEAN-CLAUDE CARRIÈRE (1931-2021), Roteirista

 O escritor e roteirista francês Jean-Claude Carrière morreu no dia 8 de fevereiro, em Paris, de causas naturais. Tinha 89 anos.

Carrière foi um roteirista prolífico. Participou dos roteiros de mais de uma centena de produções, muitas vezes em parceria com o diretor do filme. O cineasta com quem mais colaborou foi o espanhol Luis Buñuel, sobre o qual ele fez a seguinte confidência: "Ele disse que trabalhava comigo porque entendia a minha fala. Tudo que eu dizia era um disparate, mas pelo menos ele entendia". Eles tinham tanta afinidade que escreveram a quatro mãos o livro de memórias de Buñuel, Meu Último Suspiro.

Numa entrevista ele falou sobre a sua profissão: "O trabalho do roteirista não é só escrever um filme e saber tudo sobre o lado técnico das coisas: o som, as imagens, a montagem. Seu trabalho, sua função é captar novas ideias. Isso é muito importante. Ser capaz de oferecer um buquê de ideias diferentes".

Sua parceria com Buñuel rendeu seis filmes: "O Diário de uma Camareira" (Le journal d'une femme de chambre, 1964), "A Bela da Tarde" (Belle de jour, 1967), "O Estranho Caminho de São Tiago" (La voie lactée, 1969), "O Discreto Charme da Burguesia" (Le charme discret de la bourgeoisie, 1972), pelo qual ganhou da Academia Britânica o prêmio BAFTA de melhor roteiro, "O Fantasma da Liberdade" (Le fantôme de la liberté, 1974) e "Esse Obscuro Objeto do Desejo" (Cet obscur objet du desir, 1977).

Sua filmografia inclui também "Viva Maria!" (Idem, França/Itália, 1965), "O Ladrão Aventureiro" (Le voleur, França/Itália, 1967), "A Piscina" (La piscine, França/Itália, 1969), "Borsalino" (Idem, França/Itália, 1970), "Procura Insaciável" (Taking Off, EUA, 1971), "O Tambor" (Die Blechtrommel, Alemanha Ocidental/França/Polônia/Iugoslávia, 1979), "Danton - O Processo da Revolução" (Danton, França/Polônia, 1983), "A Insustentável Leveza do Ser" (The Unbearable Lightness of Being, Suécia/EUA, 1988), que lhe deu outro BAFTA de melhor roteiro, "Cyrano" (Cyrano de Bergerac, França, 1990) e "Sombras de Goya" (Goya's Ghosts, EUA/Espanha, 2006).

Em 2015 ele recebeu um Oscar honorário e, em seu discurso de agradecimento, disse: "Estou muito feliz com isto, porque muitas vezes os roteiristas são esquecidos ou ignorados. São como sombras que passam pela história do cinema. Seus nomes não aparecem nos comentários dos críticos. Muito triste. Mesmo assim, eles fazem filmes".

Jean-Claude François Carrière nasceu em Colombières-sur-Orb, Hérault, França. Deixou viúva a mulher do seu terceiro casamento. Tinha uma filha do primeiro casamento e outra do terceiro.


8 de fevereiro de 2021

GIUSEPPE ROTUNNO (1923-2021), Diretor de Fotografia

 O diretor de fotografia italiano Giuseppe Rotunno morreu no dia 7 de fevereiro, em Roma, aos 97 anos.

Rotunno começou pela função mais modesta possível, como fotógrafo de cena (still) dos estúdios Cinecittà. Mas, por ter ideias antifascistas, acabou sendo demitido. Em 1942 ele foi convocado para servir ao Exército e enviado à Grécia como cinegrafista da unidade de notícias da tela. Em 1943, com a ocupação da Grécia pelos nazistas, ele foi preso e enviado à Alemanha, onde permaneceu até ser liberado pelas tropas americanas em abril de 1945.

De volta à Cinecittà, recomeçou como assistente de câmera, passando logo a cinegrafista (operador de câmera), função que exerceu até 1954. Entre os filmes mais importantes em que participou como cinegrafista estão "Umberto D." (Idem, 1952), de Vittorio De Sica, "Sedução da Carne" (Senso, 1954), de Luchino Visconti, e "Madame Butterfly" (Madama Butterfly, 1954), de Carmine Gallone.

O cineasta com quem colaborou mais vezes foi Federico Fellini, em oito filmes: "Toby Dammit", segmento de "Histórias Extraordinárias" (Histoires extraordinaires, 1968), "Satyricon de Fellini" (Fellini - Satyricon, 1969), "Roma de Fellini" (Roma, 1972), "Amarcord" (Idem, 1973), "Casanova de Fellini" (Il Casanova di Federico Fellini, 1976), "Ensaio de Orquestra"  (Prova d'orchestra, 1978), "Cidade das Mulheres" (La città delle donne, 1980) e "E la Nave Va" (Idem, 1983).

A filmografia de Rotunno é extensa, com mais de 70 títulos, e alterna produções europeias com hollywoodianas. Entre seus trabalhos mais relevantes estão também "Noites Brancas" (Le notti bianche, Itália/ França, 1957), "A Grande Guerra" (La grande guerra, Itália/França, 1959), "A Hora Final" (On the Beach, EUA, 1959), "Rocco e Seus Irmãos" (Rocco e i suoi fratelli, Itália/França, 1960), "O Leopardo" (Il gattopardo, Itália/França, 1963), "Os Girassóis da Rússia" (I girasoli, Itália/França/ União Soviética/EUA, 1970) e "O Show Deve Continuar" (All That Jazz, EUA, 1979).

Em 1966 a American Society of Cinematographers o acolheu como membro. Ele foi o primeiro estrangeiro a receber esta honraria.

Giuseppe Rotunno nasceu em 19 de março de 1923, em Roma, Itália.

7 de fevereiro de 2021

MIKE HENRY (1936-2021), Ator

O ator e ex-jogador de futebol americano Mike Henry morreu em Burbank, Califórnia, do mal de Parkinson, no dia 8 de janeiro, embora o fato só tenha sido divulgado nesta semana. Tinha 84 anos.

Henry começou sua carreira no cinema ainda na década de 1950 e ficou mais conhecido por ter encarnado Tarzan em três filmes: "Tarzan e o Vale do Ouro" (Tarzan and the Valley of Gold, 1966), filmado no México, "Tarzan e o Grande Rio" (Tarzan and the Great River, 1967), filmado no Brasil, e "Tarzan e o Menino da Selva" (Tarzan and the Jungle Boy, 1968), também filmado no Brasil, com cenas de selva feitas no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Durante as filmagens de "Tarzan e o Grande Rio", o chimpanzé Dinky, que fazia o papel de Cheeta, mordeu o queixo de Mike Henry, abrindo uma ferida que precisou de 20 pontos cirúrgicos para ser fechada. Em consequência da mordida, o ator teve vários dias de febre e sua recuperação levou três semanas. Dinky foi substituído por outro chimpanzé. Após participar do terceiro filme, Henry processou a produtora por "maus-tratos e condições de trabalho prejudiciais à sua saúde e bem-estar", e ganhou a ação.

Sua filmografia conta duas dezenas de títulos, entre os quais estão também "Os Boinas Verdes" (The Green Berets, 1968), "Rio Lobo" (Idem, 1970), "No Mundo de 2020" (Soylent Green, 1973) e "Golpe Baixo" (The Longest Yard, 1974). 

Mais tarde ele encerrou a carreira de ator após receber o diagnóstico de mal de Parkinson.

Michael Dennis Henry nasceu em 15 de agosto de 1936, em Los Angeles, Califórnia, EUA. Deixou viúva a dublê Cheryl Ivy Sweeney.

6 de fevereiro de 2021

CHRISTOPHER PLUMMER (1929-2021) Ator

O ator canadense Christopher Plummer morreu no dia 5 de fevereiro, em Weston, Connecticut, onde morava, em consequência de uma queda. Tinha 91 anos.


Plummer foi um gigante no teatro, tendo recebido dois prêmios Tony, o mais cobiçado do teatro americano, como melhor ator. Mas não conseguiu conquistar o estrelato no cinema, embora tenha atuado em uma centena de filmes. O cinema o usava mais como ator característico, para interpretar personagens representantes do mal.

Ele passou décadas renegando seu filme mais famoso, e um dos poucos em que fez papel de herói, "Noviça Rebelde" (The Sound of Music, 1965), onde encarnou o capitão Von Trapp. Somente em 2011 ele se reposicionou. Declarou que tinha dificuldade de lidar com o sentimentalismo das pessoas em relação ao filme, e confessou: "Há alguns anos, fui a uma festa de Páscoa e tive de assistir àquela maldita coisa com crianças. Eu estava numa situação de prisioneiro. Então pensei que o filme tem tudo: canções adoráveis, os nazistas, as freiras e as crianças. É um filme atemporal e sou grato por isso".

Plummer era o ator mais idoso premiado com o Oscar. Ele tinha 81 anos quando ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo filme "Toda Forma de Amor" (Beginners, 2010). Ao receber o prêmio, ele fez piadas. Disse, olhando para a estatueta: "Você é mais velho que eu apenas dois anos. Onde você andou durante toda a minha vida?" O filme lhe deu muitos outros prêmios de coadjuvante, entre eles o Globo de Ouro, o do Sindicato dos Atores da Tela e o BAFTA, concedido pela Academia Britânica.

Dentre a sua filmografia se destacam também "A Queda do Império Romano" (The Fall of the Roman Empire, 1964), "A Noite dos Generais" (The Night of the Generals, 1967), "A Batalha da Grã-Bretanha" (Battle of Britain, 1969), "Waterloo" (Idem, 1970), "O Homem que Queria Ser Rei" (The Man Who Would Be King, 1975), "Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida" (Star Trek VI: The Undiscovered Country, 1991), "Os 12 Macacos" (Twelve Monkeys, 1995), "O Informante" (The Insider, 1999), "Uma Mente Brilhante" (A Beautiful Mind, 2001) e "Entre Facas e Segredos" (Knives Out, 2019).

Arthur Christopher Orme Plummer nasceu em 13 de dezembro de 1929, em Toronto, Ontário, Canadá, mas foi criado entre Montreal e Senneville, Quebec, Canadá. Deixou viúva a atriz Elaine Taylor, mulher do seu terceiro casamento. Tinha uma filha do primeiro casamento, a atriz Amanda Plummer.

3 de fevereiro de 2021

GLOBO DE OURO 2021: A Lista dos Indicados

 A Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood divulgou no dia 3 de fevereiro a lista dos indicados aos prêmios Globo de Ouro. Os filme com mais indicações são "Mank", em seis categorias, e "Os 7 de Chicago", em cinco. O ator Chadwick Boseman, falecido em 2020, foi indicado a melhor ator de drama. Analisando as indicações nas várias categorias, percebe-se que houve muitas mudanças, algumas certamente em decorrência da pandemia de covid-19. Fica evidente que a qualidade dos filmes varia muito. Também muitos filmes mantiveram no Brasil os seus títulos originais. Pela primeira vez foram indicados filmes lançados em 2021, e até filmes ainda não lançados nos EUA. Na categoria de filmes em língua estrangeira foi indicado um filme americano. Dos cinco cineastas indicados ao prêmio de melhor diretor, três são mulheres; suponho que suas indicações sejam justificadas pela qualidade do seu trabalho. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 28 de fevereiro.

A seguir, a relação dos indicados da área do cinema:

1 - Melhor Filme (Drama):

a) "Meu Pai" (The Father, Reino Unido/França, 2020), de Florian Zeller

b) "Mank" (Idem, EUA, 2020), de David Fincher

c) "Nomadland" (Idem, EUA/Alemanha, 2020), de Chloé Zhao

d) "Bela Vingança" (Promising Young Woman, Reino Unido/EUA, 2020), de Emerald Fennell

e) "Os 7 de Chicago" (The Trial of the Chicago 7, EUA/Reino Unido/Índia, 2020), de Aaron Sorkin


2 - Melhor Filme (Comédia ou Musical):

a) "Borat - Fita de Cinema Seguinte" (Borad Subsequent Moviefilm, Reino Unido/EUA, 2020), de Jason Woliner

b) "Hamilton" (Idem, EUA, 2020), de Thomas Kail

c) "Palm Springs" (Idem, EUA/Hong Kong, 2020), de Max Barbakow

d) "Music" (Sem título no Brasil, EUA, 2021), de Sia

e) "A Festa de Formatura" (The Prom, EUA, 2020), de Ryan Murphy


3 - Melhor Diretor:

a) Emerald Fennell, por "Bela Vingança"

b) David Fincher, por "Mank"

c) Regina King, por "Uma Noite em Miami..." (One Night in Miami, EUA, 2020)

d) Aaron Sorkin, por "Os 7 de Chicago"

e) Chloé Zhao, por "Nomadland"


4 - Melhor Atriz (Drama):

a) Viola Davis, por "A Voz Suprema do Blues" (Ma Rainey's Blak Bottom, EUA, 2020), de George C. Wolfe

b) Andra Day, por "The United States vs. Billie Hollyday" (Sem título no Brasil, EUA, 2021), de Lee Daniels

c) Vanessa Kirby, por "Pieces of a Woman" (Idem, Canadá/Hungria/EUA, 2020), de Kornél Mundruczó

d) Frances McDormand, por "Nomadland"

e) Carey Mulligan, por "Bela Vingança"


5 - Melhor Ator (Drama):

a) Riz Ahmed, por "O Som do Silêncio" (Sound of Metal, EUA, 2019), de Darius Marder

b) Chadwick Boseman, por "A Voz Suprema do Blues"

c) Anthony Hopkins, por "Meu Pai"

d) Gary Oldman, por "Mank"

e) Tahar Rahim, por "The Mauritanian" (Sem título no Brasil, Reino Unido/EUA, 2021), de Kevin Macdonald


6 - Melhor Atriz (Comédia ou Musical):

a) Maria Bakalova, por "Borat - Fita de Cinema Seguinte"

b) Kate Hudson, por "Music"

c) Michelle Pfiffer, por "French Exit" (Sem título no Brasil, Reino Unido/EUA, 2020), de Azazel Jacobs

d) Anya Taylor-Joy, por "Emma." (Idem, Reino Unido, 2020), de Autumn de Wilde

e) Rosamund Pike, por "I Care a Lot" (Sem título n Brasil, Reino Unido, 2020), de J Blakeson


7 - Melhor Ator (Comédia ou Musical):

a) Sacha Baron Cohen, por "Borat - Fita de Cinema Seguinte"

b) James Corden, por "A Festa de Formatura"

c) Lin-Manuel Miranda, por "Hamilton"

d) Andy Semberg, por "Palm Spings"

e) Dev Patel, por "A História Pessoal de David Copperfield" (The Personal History of David Copperfield, Reino Unido/EUA, 2019), de Armando Iannucci


8 - Melhor Atriz Coadjuvante:

a) Amanda Seyfried, por "Mank"

b) Olivia Colman, por "Meu Pai"

c) Jodie Foster, por "The Mauritanian"

d) Glenn Close, por "Era Uma Vez um Sonho" (Hillbilly Elegy, EUA, 2020), de Ro Howard

e) Helena Zengel , por "News of the World" (Idem, EUA/China, 2020), de Paul Greengrass


9 - Melhor Ator Coadjuvante:

a) Leslie Odom Jr., por "Uma Noite em Miami..."

b) Sacha Baron Cohen, por "Os 7 de Chicago"

c) Bill Murray, por "On the Rocks" (Idem, EUA, 2020), de Sofia Coppola

d) Daniel Kaluuya, por "Judas e o Messias Negro" (Judas and the Black Messiah, EUA, 2021), de Shaka King

e) Jared Leto, por "Os Pequenos Vestígios" (The Little Things, EUA, 2021), de John Lee Hancock


10 - Melhor Roteiro:

a) Jack Fincher, por "Mank"

b) Chloé Zhao, por "Nomadland"

c) Aaron Sorkin, por "Os 7 de Chicago"

d) Emerald Fennell, por "Bela Vingança"

e) Chistopher Hampton e Florian Zeller, por "Meu Pai"


11 - Melhor Filme em Língua Estrangeira:

a) "Druk" (Idem, Dinamarca/Suécia/Holanda, 2020), de Thomas Vinterberg

b) "Minari" (Idem, EUA, 2020), de Lee Isaac Chung

c) "Nós Duas" (Deux, França/Luxemburgo/Bélgica, 2019), de Filippo Meneghetti

d) "La Llorona" (Sem título no Brasil, Guatemala/França, 2019), de Jayro Bustamante

e) "Roma e Momo" (La vita davanti a sé, Itália, 2020), de Edoardo Ponti


12 - Melhor Filme de Animação:

a) "A Caminho da Lua" (Over the Moon, China/EUA, 2020), de Glen Keane e John Kahrs

b) "Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica" (Onward, EUA, 2020), de Dan Scanlon

c) "Os Croods 2 - Uma Nova Era" (The Croods: A New Age, EUA, 2020), de Joel Crawford

d) "Soul" (Idem, EUA, 2020), de Pete Docter e Kemp Powers

e) "Wolfwalkers" (Idem, Irlanda/Luxemburgo/França/Dinamarca/EUA/Reino Unido, 2020), de Tomm Moore e Ross Stewart


13 - Melhor Trilha Musical:

a) Alexandre Desplat, por "O Céu da Meia-Noite" (The Midnight Sky, EUA, 2020), de George Clooney

b) Ludwig Göransson, por "Tenet" (Idem, Reino Unido/EUA, 2020), de Christopher Nolan

c) James Newton Howard, por "News of the World"

d) Trent Reznor e Atticus Ross, por "Mank"

e) Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste, por "Soul"


14 - Melhor Canção Original:

a) H.E.R., Dernst Emile II e Tiara Thomas, por "Fight for You" - do filme "Judas e o Messias Negro"

b) Daniel Pemberton e Celeste, por "Hear My Voice" - do filme "Os 7 de Chicago"

c) Diane Warren, Laura Pausini e Niccolò Agliardi, por "Io si" - do filme "Rosa e Momo"

d) Leslie Odom Jr. e Sam Ashworth, por "Speak Now" - do filme "Uma Noite em Miami..."

e) Andra Day e Raphael Saadiq, por "Tigress & Tweed" - do filme "The United States vs. Billie Hollyday.

2 de fevereiro de 2021

VERA NUNES (1928-2021), Atriz

 A atriz brasileira Vera Nunes morreu no dia 2 de fevereiro, em Campinas, São Paulo, aos 92 anos.

Ela atuou em cerca de uma dúzia de filmes, entre os quais estão "Não Me Digas Adeus" (Argentina/Brasil, 1947), seu primeiro filme, "Falta Alguém no Manicômio" (1948), "Também Somos Irmãos" (1949), "Suzana e o Presidente" (1950), "Presença de Anita" (1951), "Armas da Vingança" (1955) e "Dorinha no Soçaite" (1957), que foi seu último trabalho no cinema, passando a se dedicar exclusivamente à televisão, da qual já estava aposentada há um bom tempo.

Nasceu Isaura Nunes Martins Henriques em 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Era viúva do ator Altamiro Martins (?-2005), com quem teve um casal de filhos.

HAL HOLBROOK (1925-2021), Ator

O ator americano Hal Holbrook morreu no dia 23 de janeiro, em Beverly Hills, Califórnia, aos 95 anos.

Holbrook era mais conhecido por sua extensa e prolífera carreira na TV, que lhe deu diversos prêmios.

Sua filmografia inclui 46 títulos, entre os quais estão "O Grupo" (The Group, 1966), "A Grande Esperança Branca" (The Great White Hope, 1970), "Magnum 44" (Magnum Force, 1973), "Todos os Homens do Presidente" (All the President's Men, 1976), "Julia" (Idem, 1977), "A Bruma Assassina" (The Fog, 1980), "Wall Street - Poder e Cobiça" (Wall Street, 1987), "Homens de Honra" (Men of Honor, 2000), "Na Natureza Selvagem" (Into the Wild, 2007) e "Lincoln" (Idem, 1912).

Harold Rowe Holbrook Jr. nasceu em 17 de fevereiro de 1925, em Cleveland, Ohio, EUA. Era viúvo da atriz Dixie Carter (1939-2010), mulher do seu terceiro casamento. Tinha um casal de filhos do primeiro casamento e uma filha do segundo.