31 de janeiro de 2023

OS FABELMANS (2023), de Steven Sielberg

 Aos 76 anos, Steven Spielberg fez um filme com material autobiográfico, “Os Fabelmans”. Nada que lembre, por exemplo, “Oito Meio” (1963) de Federico Fellini. Ele não poderia fazer um filme parecido com “Oito ne Meio” por, pelo menos, dois motivos: o nível mental do público de cinema atual e o nível mental do próprio Spielberg. 

 Especialista em filmes para adolescentes, Spielberg mirou no seu público costumeiro. Apresenta sua relação com o cinema desde a infância, passa pela adolescência, quando fazia filminhos domésticos, e termina no momento em que tem a oportunidade de começar a carreira trabalhando para a máquina de fazer doido, isto é, a televisão. 

 Para ser justo, eu diria que se trata de um filme sem maiores ambições. Agrada mais a quem, como eu, gosta de cinema e vê qualidades em alguns trabalhos do diretor. Mas tem uma cena excepcional, de cair o queixo, que é uma bela e comovente homenagem ao cineasta John Ford. 

 O também cineasta David Lynch encarnou John Ford de modo perfeitamente verossímil. A cena mostra o encontro de Spielberg com Ford exatamente como aconteceu, e o diálogo reproduz as mesmas palavras da conversa que tiveram lá nos anos 1960. Pois tudo se passa do jeito que Spielberg dizia quando contava o episódio.


16 de janeiro de 2023

GINA LOLLOBRIGIDA (1927-2022), Atriz

 A atriz italiana Gina Lollobrigida morreu no dia 16 de janeiro, em Roma, aos 95 anos. A causa da morte não foi divulgada.

 Uma das mais belas atrizes italianas dos anos 1950, Lollobrigida teve também seu momento de glória no cinema internacional, embora sua filmografia não seja das mais relevantes.

 Dentre as produções de seu país se destacam "Fanfan la Tulipe" (Idem, Itália/França, 1952), "Esta Noite é Minha" (Les belles de nuit, França/ Itália, 1952), "Pão, Amor e Fantasia" (Pane, amore e fantasia, Itália, 1953) e "O Corcunda de Notre Dame" (Notre-Dame de Paris, França/Itália, 1956).

 De sua presença no cinema inglês e em Hollywood, merecem registro os filmes "O Diabo Riu por Último" (Beat the Devil, Reino Unido/Itália/EUA, 1953), "Trapézio" (Trapeze, EUA, 1956), "Salomão e a Rainha de Sabá" (Solomon and Sheba, EUA, 1959), "Quando Setembro Vier" (Come September, EUA, 1961) e "A Mulher de Palha" (Woman of Straw, Reino Unido, 1964).

 Em 2018 ela ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, por seu trabalho no cinema.

 Nasceu Luigia Lollobrigida em 4 de julho de 1927, em Subiaco, Lazio, Itália. Casou-se duas vezes. O primeiro casamento terminou em divórcio e o segundo foi anulado. Tinha um filho do primeiro casamento.