9 de dezembro de 2006

Mensagem de Kirk Douglas no seu 90º aniversário, SÁBADO, 9 DE DEZEMBRO

Meu nome é Kirk Douglas. Talvez você não me conheça. Caso não me conheça... pesquise sobre mim no Google. Eu fui estrela do cinema e sou pai de Michael Douglas, sogro de Catherine Zeta-Jones e avô de seus dois filhos. Hoje comemoro meu 90º aniversário.
Eu tenho uma mensagem para transmitir aos jovens da América. Um 90º aniversário é especial. No meu caso, este aniversário não é apenas especial mas milagroso. Eu sobrevivi à II Guerra Mundial, a uma queda de helicóptero, a um derrame cerebral e a dois novos joelhos.
Manda a tradição que um "garoto aniversariante" que esteja sobre seu bolo formule um desejo em silêncio para a sua vida, antes de apagar as velinhas. Eu segui essa tradição por 89 anos, mas no meu 90º aniversário decidi rebelar-me. Em vez de fazer um pedido silencioso para mim, eu quero formular um desejo GRITADO para O MUNDO.
Encaremos os fatos: O MUNDO ESTÁ METIDO NUMA ENRASCADA e vocês o estão herdando. Geração Y, vocês estão no ápice. Vocês são um grupo que enfrenta numerosos problemas: pobreza abjeta, aquecimento global, genocídio, AIDS e terroristas suicidas -- para mencionarmos apenas alguns. Esses problemas existem e o mundo está calado. Nós fizemos muito pouco para resolver esses problemas. Agora, nós o legamos a vocês. Vocês têm de pô-lo em ordem porque a situação é intolerável.
Vocês precisam rebelar-se, falar alto, escrever, votar e preocupar-se com as pessoas e com o mundo no qual vivem. Nós vivemos no melhor país do mundo. Eu reconheço. Meus pais eram imigrantes russos. A América é um país onde TODOS, independentemente de raça, crença ou idade, têm oportunidade. Eu tive a minha oportunidade. Vocês são a geração mais pressionada e a geração que pode fazer a diferença.
Eu amo este país porque vim de uma vida de pobreza. E pude trabalhar para custear meus estudos na universidade e dedicar-me à profissão de ator, a atividade que eu amo.
Quando eu soprar minhas velinhas -- 90!... levará muito tempo... mas eu estarei pensando em vocês.
(Traduzido do inglês por Herondes Cezar)


(Crédito da foto: www.art.com)

Nenhum comentário: