5 de novembro de 2007

A educação sentimental de uma mulher

O que pode dar o casamento de uma mulher coquete com um cientista indiferente? Este é o ponto de partida para o filme O Despertar de uma Paixão (The Painted Veil, 2006), a mais recente adaptação para o cinema do romance O Véu Pintado, de Somerset Maugham. As versões anteriores foram O Véu Pintado (1934), com Greta Garbo, e O Sétimo Pecado (1957).

A mulher é Kitty, moça burguesa de Londres cuja família julga que ela já passa da idade de se casar. O cientista é Walter Fane, médico bacteriologista, chefe do laboratório do governo britânico em Xangai. Cortejada por Walter, Kitty não acolhe nem rechaça suas investidas, até que ele a pede em casamento. Sua mãe, que não vê a hora de se livrar dela, faz pressão para que se case. Nas circunstâncias, não lhe resta alternativa, mesmo crendo que casamento sem amor seja coisa da pré-história.

Em Xangai, Walter se revela um homem desatento aos interesses da mulher e avesso ao diálogo. Dessa situação, o que poderá sobrevir é o pior possível. E o pior acontece, quando Kitty conhece um labioso funcionário do consulado britânico. Ao saber-se traído, o marido toma uma decisão quase suicida. Uma epidemia de cólera propaga-se em povoado do interior da China, e o médico do hospital local morre. Walter se oferece então como voluntário para dirigir o hospital e força Kitty a acompanhá-lo.

O povoado se situa num bonito vale rodeado de montanhas com picos altos. Mas em 1925 a China era um país dividido entre velhos líderes, chamados senhores da guerra, e novos líderes nacionalistas, parte dos quais sensível aos ventos que sopravam de Moscou. As idéias nacionalistas ganham cada vez mais adeptos entre os jovens, tornando o ambiente inóspito para os ingleses. Não se sabe o que é pior, se a cólera ou os nacionalistas chineses.

O ambiente adverso acaba fazendo aflorar no casal o melhor de cada um. Kitty dá um passo importante quando resolve ajudar as freiras francesas no orfanato e no hospital. A experiência lhe possibilita conhecer e valorizar o trabalho do marido. E este, que antes só olhava para as paredes, o chão, os sapatos, começa a prestar atenção nela. O diálogo se torna possível para os dois. Ela toma gosto por trabalhos manuais, e seu cata-vento de brinquedo serve de inspiração para ele regularizar o fornecimento de água ao povoado.

Kitty acha graça quando ouve a chinesa dizer que ama o inglês Waddington (Toby Jones), fiscal da alfândega, porque ele é um homem bom. Na opinião dela, Kitty, uma mulher não ama um homem por suas virtudes. Ela ainda não sabe, mas está amando Walter, e também pelas virtudes deste. E esse sentimento será seu amparo no enfrentamento das provações que virão.

Quando a borrasca passar, ela já não será a moça coquete de outrora. No começo da história, Kitty considerava uma tolice cultivar flores, um desperdício de esforço por algo que vai morrer. Quando, no final, ela se mostra capaz de apreciar a beleza efêmera das flores, fica patente que sua transformação foi completa.

O roteiro do filme é sólido. As personagens são bem construídas e habilmente desenvolvidas. As situações e os diálogos conduzem o drama sem desvios nem excessos. Como Walter, Edward Norton está irrepreensível. Ele se porta com a discrição desejável, uma vez que o filme é sobre Kitty. E Naomi Watts, no papel de Kitty, está simplesmente adorável.

A trilha musical contribui fortemente para o tom sutil do filme. O compositor Alexandre Desplat foi muito feliz ao escolher uma composição de Erik Satie, um mestre da contenção, para ser o tema do casal. Gnossienne nº 1 é ouvida em vários momentos, além de ser interpretada ao piano, em duas ocasiões, por Kitty ─ dublada, é claro, pelo pianista chinês Lang Lang.

O diretor John Curran consegue manter a narrativa sob absoluto controle, sem tomar partido moral nem político. É uma proeza e tanto. Cada cena vale pelo que contém de “verdade”. A fotografia contenta-se em “documentar” o essencial das personagens, do ambiente, da paisagem. Numa aproximação com o trabalho do cientista, a câmera se comporta como que equipada com as lentes de um microscópio.

(Crédito da foto: http://www.reelingreviews.com/)


(Texto publicado pelo semanário Jornal Opção, de Goiânia, edição de 28 de outubro a 3 de novembro de 2007. Acesse: http://www.jornalopcao.com.br/)

Nenhum comentário: