Filme sobre Roman Polanski sofre intervenção
O documentário Roman Polanski: Wanted and Desired (2008) foi modificado por conta de intervenção da Suprema Corte de Los Angeles, que considerou "completa invenção" trecho que relatava a atitude duvidosa de um juiz. A informação é do canal a cabo HBO, que exibirá o documentário. O filme apresenta uma visão favorável a Polanski, que fugiu dos Estados Unidos em 1978 para evitar a prisão por ter mantido relações sexuais com uma menor.
Na primeira versão, afirmava-se que um juiz de Los Angeles propôs a Polanski, em 1997, retornar aos Estados Unidos para ser condenado, sem uma sentença à prisão. A única condição era que a audiência fosse exibida pela televisão. Em um comunicado, entretanto, funcionários judiciais negaram a versão do filme e solicitaram a retificação do "mal-entendido".
Um porta-voz do canal HBO disse que o documentário foi modificado "para refletir as novas informações fornecidas pelo tribunal", do seguinte teor: "O juiz aceitou a idéia de que, caso retornasse aos Estados Unidos, Polanski não cumpriria pena adicional. No entanto, o juiz pediu que a sessão acontecesse em 'uma audiência pública', dando a possibilidade de que fosse exibida pela televisão, o que Polanski rejeitou".
O filme não identifica o juiz que teria feito a proposta, mas um porta-voz do tribunal declarou que o magistrado seria Larry Paul Fidler, o mesmo que presidiu o julgamento, por assassinato, do produtor musical Phil Spector.
As informações são do saite UOL News.
(Foto: http://www.abc.net.au/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário