1 de julho de 2009

Dez filmes subestimados: 5 - Dominados pelo Terror

Mais um comentário da relação de dez filmes subestimados, cujo texto integral foi publicado pelo Jornal Opção de 10 a 16 de maio de 2009 e pelo saite Revista Bula.

5 - Dominados pelo Terror (Track of the Cat, 1954), de William A. Wellman – Filme que expõe uma teoria sobre a melhor maneira de relacionar-se com a natureza, ilustrada pelo comportamento de três irmãos e modelada segundo a dialética, com tese, antítese e síntese.

No final do século 19, no oeste dos Estados Unidos, uma família de colonos tem problemas com uma pantera que ataca seu gado. Como é inverno, a situação se complica por causa da neve. A pantera, representante alegórica da natureza, nunca é mostrada.

Arthur é a expressão da tese: sensível, estabelece uma relação mística com a pantera, ao modo indígena. Curtis é a antítese: agressivo, vê nela um inimigo a ser combatido por todos os meios. Harold é a síntese: equilibrado, lida bem com os extremos e é o único bem-sucedido.

Em interessante experimento com as cores, estabeleceu-se uma relação de oposição e similitude entre as personagens e a natureza. O caráter dos irmãos reflete-se nas cores de seus casacos. O de Arthur, de pele em preto e branco, confunde-se com os tons da natureza, desaparece nela. O de Curtis, vermelho vivo, agride-a. E o de Harold, em cores neutras harmoniosamente combinadas, sobressai sem agredi-la.
(Foto: http://www.jacotei.com.br/)

Nenhum comentário: