27 de julho de 2009

Dez filmes subestimados: 8 - O Homem que Odiava as Mulheres

Outro comentário do texto sobre dez filmes subestimados, publicado na íntegra pelo Jornal Opção de 10 a 16 de maio de 2009 e pelo saite Revista Bula.


8 - O Homem que Odiava as Mulheres (The Boston Strangler, 1968), de Richard Fleischer – Filme que desfez duas crenças: que Hollywood não admitia experimentos, e que Tony Curtis era apenas um galã. Ele apresentou uma interpretação magistral, na pele de um assassino serial de mulheres, e a história agasalhou experimentações bastante ousadas.

Até a metade do filme, vê-se, de um lado, uma sucessão de crimes brutais e, de outro, a investigação policial. Com base em premissa equivocada, são investigados indivíduos cujas condutas extravagantes se mostram escancaradamente suspeitas. Mas o assassino, ao contrário, aparenta ser o homem mais equilibrado do mundo.

Não se faz alusão à sua vida pregressa, nem se erige teoria sobre a motivação dos crimes. O objeto em questão é a alma do assassino, o qual concilia uma vida de pai de família afetuoso e trabalhador com uma carreira de crimes atrozes.

Frequentemente a tela se divide em múltiplos quadros, para mostrar tanto a mesma cena de outro ângulo, ao estilo cubista, como cenas simultâneas em espaços diversos. E, no clímax, quando se expõe a fratura na alma do assassino, há um close-up de Tony Curtis que dura quatro minutos – um possível recorde do cinema mundial.

Talvez o filme mais experimental de Hollywood nos anos 1960, década em que o mundo experimentou de tudo um pouco.

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