1 de fevereiro de 2010

Kathryn Bigelow vence o duelo com James Cameron na premiação do sindicato de diretores

Kathryn Bigelow, diretora do filme Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2009), ganhou o prêmio de melhor diretora da Directors Guild of America (DGA), o sindicato dos diretores de Hollywood. É a primeira vez que uma mulher conquista esse galardão. E sua vitória foi, sobretudo, contra seu ex-marido James Cameron, diretor de Avatar (Avatar, 2009). Mas não apenas contra ele. Na disputa estavam também pesos-pesados como Quentin Tarantino, por Bastardos inglórios (Inglourious Basterds, 2009), Jason Reitman, por Amor sem Escalas (Up in the Air, 2009), e Lee Daniels, por Preciosa - Uma História de Esperança (Precious: Based on the Novel Push by Sapphire, 2009).
O melhor diretor de documentário, segundo o DGA, foi Louie Psihoyos, por The Cove - A Baía da Vergonha (The Cove, 2009).
Agora a corrida pelo Oscar da categoria ficou mais emocionante. Nos últimos dez anos, apenas duas vezes (em 2001 e 2003) o ganhador do Oscar não havia obtido o prêmio do sindicato. Será uma luta do tipo David vs. Golias. A Academia, entre um supercampeão de dois bilhões de dólares e um fiasco de bilheteria, vai preferir o segundo?
Em 2001, o Oscar de melhor filme foi para Gladiador (Gladiator, 2000), de Ridley Scott, e o de melhor diretor para Steven Soderbergh, por Traffic (Traffic, 2000). Em 2003, Chicago (Chicago, 2002), de Rob Marshall, foi eleito o melhor filme, mas foi Roman Polanski que levou a estatueta de melhor diretor, por O Pianista (The Pianist, 2002).

Nenhum comentário: