14 de outubro de 2011

LEON CAKOFF (1948-2011), crítico de cinema

O crítico Leon Cakoff, fundador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, evento que todo ano traz ao Brasil o melhor do cinema mundial, faleceu hoje de câncer, aos 63 anos.

Em 1969 Cakoff começou sua carreira como crítico de cinema, e em 1974 passou a dirigir o departamento de cinema do MASP - Museu de Arte de São Paulo. Em 1977, ele organizou a primeira edição da Mostra Internacional de Cinema, que este ano atingiu a marca da 35ª edição.

Nascido Leon Chadarevian, em 12 de junho de 1948, em Aleppo, Síria, chegou ao Brasil com oito anos e se formou em São Paulo na Escola de Sociologia e Política. Adotou o pseudônimo devido a um incidente durante a ditadura. Ele também atuou como diretor, produtor e distribuidor. Era casado com Renata de Almeida, com quem teve dois filhos. Tinha outros dois filhos de um casamento anterior.

Em nota, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema afirmou o seguinte: "O cinema internacional e brasileiro perdeu hoje um de seus mais ativos difusores. Muitos dos críticos que hoje atuam optaram por este ofício e ampliaram seu amor pelo cinema assistindo aos filmes programados por Leon Cakoff. Cakoff lutou como poucos pelo que lutamos todos nós: para que a diversidade da cinematografia mundial tenha oportunidade de exibição e não seja engolfada pelo cinema mainstream. Tudo faremos para contribuir com a continuidade do seu importante legado cultural".

Nenhum comentário: