20 de dezembro de 2012

THELMA RESTON (1937-2012), atriz

A atriz brasileira Thelma Reston morreu às 2h10 desta quinta-feira, 20 de dezembro, no Rio de Janeiro. Ela, que lutava contra um câncer desde 2009, estava internada no hospital São Lucas da capital fluminense. Tinha 75 anos.
Estreou no teatro em 1960, na peça "A Falecida", de Nelson Rodrigues, que lhe valeu o prêmio Revelação.
Atriz de TV, teatro e cinema, Thelma teve entre seus trabalhos de destaque no cinema os filmes "Asfalto Selvagem" (1964), sua estreia no cinema, "Terra em Transe" (1967) e "Os Sete Gatinhos" (1980), que lhe deu o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de Gramado.
Thelma Salim Restom nasceu em 6 de julho de 1937, em Piracanjuba, Goiás. Portanto, é minha concidadã. Teve dois filhos, Renato e Luciano, com o diretor de fotografia Hélio Silva (1929-2004).
 Nelson Rodrigues dizia que "uma predestinação" levava Thelma Reston para seu teatro e seus filmes. "Ela estreou na minha peça 'A Falecida'. Posso dizer que percorreu meus textos. Faço também questão de confessar que sou seu admirador há muito tempo. Bem sei que o brasileiro admira pouco. Não tenho este defeito horrendo. Admiro Thelma Reston e cada vez mais. Direi, por fim, que é uma grande atriz”, disse Rodrigues, de acordo com um perfil sobre a atriz publicado no site da Funarte.

Nenhum comentário: