14 de fevereiro de 2015

Festival de Berlim 2015: a lista dos premiados

O filme "Taxi", de Jafar Panahi, foi o grande vencedor no 65º Festival de Berlim, levando o Leão de Ouro. Panahi está proibido de fazer cinema por 20 anos em seus país, o Irã. O prêmio foi entregue a uma sobrinha dele, a pequena Hana, que subiu ao palco chorando.
O Grande Prêmio do Júri foi para "El Club", dirigido pelo chileno Pablo Larraín.
O Urso de Prata de direção teve dois vencedores: o romeno Radu Jude, por "Aferim!", e a polonesa Malgorzata Szumowska, por "Body".
O Urso de Prata de melhor atriz foi para Charlotte Rampling, por "45 Years", de Andrew Haigh. Seu colega de elenco no filme, Tom Courtenay, levou também o Urso de Prata de melhor ator.
O prêmio de melhor roteiro foi para o chileno Patricio Guzmán, por "El Botón de Nácar", dirigido por ele mesmo.
O Urso de Prata para contribuição artística foi para a fotografia de Sturla Brandth Grøvlen por "Victoria", dirigido por Sebastian Schipper. O júri decidiu dar um segundo Urso de Prata para contribuição artística para a fotografia de Evgeniy Privin e Sergey Mikhalchuk por "Pod Electricheskimi Oblakami", de Alexey German Jr.
O Urso de Prata Alfred Bauer, dado a um filme que abre novas perspectivas, foi para "Ixcanul", do guatemalteco Jayro Bustamante.
O filme mexicano "600 Millas", de Gabriel Ripstein, foi eleito o melhor filme de diretor estreante.

Nenhum comentário: