30 de agosto de 2016

GENE WILDER (1933-2016), ator, diretor e roteirista


Resultado de imagem para gene wilder


O ator, diretor e roteirista americano Gene Wilder morreu no dia 29 de agosto, em Stamford, Connecticut, de complicações decorrentes do mal de Alzheimer. Tinha 83 anos.
Tendo começado a carreira como ator de teatro na Broadway, Wilder veio a se revelar um excelente comediante no cinema, em papéis de tipos humanos ao mesmo tempo excêntricos e simpáticos. São inesquecíveis as três comédias que fez sob a direção de Mel Brooks: "Primavera para Hitler" (The Producers, 1967), "Banzé no Oeste" (Blazing Saddles, 1974) e "O Jovem Frankenstein" (Young Frankenstein, 1974). Sua estreia no cinema, como ator, se deu no filme "Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas" (Bonnie and Clyde, 1967), num pequeno papel engraçado como agente funerário. Sua filmografia engloba apenas 22 filmes e inclui também "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (Willy Wonka & the Chocolate Factory, 1971), "Loucos de Dar Nó" (Stir Crazy, 1980) e "Um sem Juízo, Outro sem Razão" (Another You, 1991), que marcou o fim de sua carreira no cinema.
Não fez grandes comédias como diretor, mas realizou quatro longas-metragens razoáveis, sempre escrevendo o roteiro e interpretando o papel principal. São eles: "O Irmão Mais Esperto de Sherlock Holmes" (The Adventure of Sherlock Homes' Smarter Brother, 1975), "O Maior Amor do Mundo" (The World's Greatest Lover, 1977), "A Dama de Vermelho" (The Woman in Red, 1984) e "Lua de Mel Assombrada" (Haunted Honeymoon, 1986).
Nasceu Jerome Silberman em 11 de junho de 1933, em Milwaukee, Wisconsin. Deixou viúva a mulher do seu quarto casamento. Tinha uma filha adotiva, que foi sua enteada do segundo casamento.
(Foto: Google Imagens.)

Nenhum comentário: