29 de janeiro de 2017

EMMANUELLE RIVA (1927-2017), Atriz


Resultado de imagem para emmanuelle riva


A atriz francesa Emmanuelle Riva morreu de câncer no dia 27 de janeiro, em Paris. Tinha 89 anos.

Uma das maiores atrizes do cinema francês, Emmanuelle atuou em quase 60 filmes, embora menos de um terço deles tenha tido lançamento no Brasil. Em parte porque ela evitava fazer filmes comerciais, em parte porque o mercado cinematográfico brasileiro não é muito favorável ao cinema europeu.

Ela havia aparecido em apenas um filme, em pequeno papel não creditado, quando foi escolhida por Alain Resnais para estrelar sua obra-prima "Hiroshima, Meu Amor" (Hiroshima mon amour, 1959), que despertou a atenção do mundo para a Nouvelle Vague.

Entre os filmes de Emmanuelle conhecidos no Brasil estão "Ádua e Suas Companheiras" (Adua e le compagne, 1960), "Kapò - Uma História do Holocausto" (Kapò, 1960), "Léon Morin - O Padre" (Léon Morin, prêtre, 1961), "Desejos Amargos" (Fruits amers - Soledad, 1967), "Atentado ao Pudor" (Les risques du métier, 1967), "A Liberdade É Azul" (Trois couleurs: Bleu, 1993) e "Amor" (Amour, 2012), que lhe deu inúmeros prêmios mundo afora de melhor atriz, inclusive o do cinema europeu e o César, o mais importante do cinema francês.

Ela teve tempo de se arrepender da atitude radical na escolha de papéis: "Eu recusei tantas ofertas quanto aceitei. Recusei papéis comerciais. Mas foi um erro, fui muito ao extremo, e não digo que foi bom".

Nasceu Paulette Germaine Riva em 24 de fevereiro de 1927, em Cheniménil, França.

(Foto: Google Imagens.)

Nenhum comentário: