16 de abril de 2018

VITTORIO TAVIANI (1929-2018), Diretor e Roteirista


O diretor e roteirista italiano Vittorio Taviani morreu no dia 15 de abril, em Roma, aos 88 anos.

Vittorio sempre teve como parceiro seu irmão Paolo, por isso são mais referidos como os Irmãos Taviani. Nos primeiros filmes, contaram com o apoio, tanto no roteiro como na direção, de Valentino Orsini (1927-2001). Mas estes são filmes que não tiveram lançamento no Brasil.

Os Irmãos Taviani ganharam tantos prêmios em seu país e em festivais internacionais que seria tedioso para o leitor se fôssemos mencionar todos eles. Fiquemos com três filmes que receberam os prêmios mais significativos, em dois festivais dos mais importantes do mundo: "Pai Patrão" (Padre padrone, 1977), Palma de Ouro no Festival de Cannes, "A Noite de São Lourenço" (La notte di San Lorenzo, 1982), Grande Prêmio do Júri e Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes, e "César Deve Morrer" (Cesare deve morire, 2012), Urso de Ouro e Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim.

A filmografia dos Irmãos Taviani, relativamente modesta em quantidade, apenas 18 longas-metragens de ficção, é superlativa em se tratando de qualidade. São memoráveis também os filmes "Os Subversivos" (I sovversivi, 1967), "Um Grito de Revolta" (San Michele aveva un gallo, 1972), "Allonsanfan" (Idem, 1974), "Kaos" (Idem, 1984), "Bom Dia, Babilônia" (Good Morning Babilonia, 1987), "Noites com Sol" (Il sole anche di notte, 1990), "Aconteceu na Primavera" (Florile, 1993) e "As Afinidades Eletivas" (Le affinità elettive, 1996).

Vittorio e Paolo faziam tudo a quatro mãos, às vezes contando com a participação de terceiros no roteiro, e tinham uma prática interessante no tocante à direção, que exerciam de modo alternado. Enquanto Vittorio dirigia uma cena, Paolo observava sem interferir, e vice-versa.

Vittorio Taviani nasceu em San Miniato, Toscana. Era irmão dos diretores e roteiristas Paolo Taviani e Franco Brogi Taviani, e pai da musicista Francesca Taviani.

(Foto: Google Imagens.)

Nenhum comentário: