24 de maio de 2018

CLINT WALKER (1927-2018), Ator

Resultado de imagem para clint walker

O ator americano Clint Walker morreu no dia 21 de maio, em Grass Valley, Califórnia, de insuficiência cardíaca congestiva. Tinha 90 anos.

Antes de virar ator, Walker fez de tudo um pouco na vida. Foi barqueiro no Rio Mississippi, assistente de jogadores de golfe, serviu na Marinha Mercante durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, andou trabalhando país afora, inclusive em campos de petróleo do Texas e numa agência de detetives em Long Beach, na Califórnia. Era segurança de um hotel em Las Vegas quando teve contato com pessoas de Hollywood, que o aconselharam a tentar a sorte no cinema, em razão da sua altura, físico e boa aparência. Ele deu ouvido aos conselhos e conseguiu um contrato com o produtor Hal B. Wallis, da Paramount. Lá, ele conheceu o ator Henry Wilcoxon, que o apresentou ao diretor Cecil B. DeMille, que lhe deu um pequeno papel, sem fala, como o capitão da guarda do faraó em "Os Dez Mandamentos" (The Ten Commandments, 1956), sua segunda aparição no cinema.

Alguém da Warner Bros. gostou do seu tipo, comprou seu contrato e lhe deu o papel de protagonista da série de TV "Cheyenne" (1955-1962), que foi a primeira série original produzida por um grande estúdio de Hollywood, e a primeira série de faroeste com capítulos de uma hora de duração. Fez enorme sucesso e teve sete temporadas.

A Warner Bros. não lhe permitia fazer filmes, embora outros atores na mesma situação dele tivessem essa permissão. Ele não se conformou e saiu da série, obrigando o estúdio a fazer um acordo que lhe permitiu fazer filmes paralelamente ao seu trabalho na série. E, como era de se esperar, foi escalado para vários filmes de faroeste.

Dentre os faroestes que fez se destacam "O Rifle de 15 Tiros" (Fort Dobbs, 1958), "A Lei do Mais Valente" (Yellowstone Kelly, 1959), "Ouro que o Destino Carrega" (Gold of the Seven Saints, 1961), "Satã, o Urso Cinzento" (The Night of the Grizzly, 1966), "Mais Morto que Vivo" (More Dead Than Alive, 1969), "Sam Whiskey, o Proscrito" (Sam Whiskey, 1969) e "O Grande Búfalo Branco" (The White Buffalo, 1977).

Sua filmografia conta pouco mais de 20 títulos. Dos seus filmes de outros gêneros são dignos de nota "Não Me Mandem Flores" (Send Me No Flowers, 1964), "Os Bravos Morrem Lutando" (None But the Brave, 1965) e "Os Doze Condenados" (The Dirty Dozen, 1967).

Nasceu Norman Eugene Walker em 30 de maio de 1927, em Hartford, Illinois. Tinha 1,98 m de altura. Deixou viúva a mulher do seu terceiro casamento. Tinha um filho do primeiro casamento.

(Foto: Google Imagens.)

Nenhum comentário: