NEIL SIMON (1927-2018), Roteirista
O dramaturgo e roteirista americano Neil Simon morreu no dia 26 de agosto, em Nova York, de pneumonia. Tinha 91 anos.
Um dos mais premiados autores de teatro dos EUA, Simon escreveu roteiros para 24 filmes de comédia, a maior parte adaptações de peças de sua autoria.
Da sua filmografia se destacam "Descalços no Parte" (Barefoot in the Park, 1967), "Um Estranho Casal" (The Odd Couple, 1968), prêmio de Melhor Comédia Americana Escrita, do Sindicato dos Roteiristas da América, "Forasteiros em Nova York" (The Out of Towners, 1970), prêmio de Melhor Comédia Escrita Diretamente para a Tela, do Sindicato dos Roteiristas da América, "Corações em Alta" (The Heartbreak Kid, 1972), "Uma Dupla Desajustada" (The Sunshine Boys, 1975), prêmio de Melhor Comédia Adaptada de Outro Meio, do Sindicato dos Roteiristas da América, "Assassinato por Morte" (Murder by Death, 1976), "A Garota do Adeus" (The Goodbye Girl, 1977), prêmio Globo de Ouro de melhor roteiro, "Parece que Foi Ontem" (Seems Like Old Times, 1980) e "Proibido Amar" (Lost in Yonkers, 1993).
Em 1979, ele recebeu o prêmio pela carreira do Sindicato dos Roteiristas da América.
Marvin Neil Simon nasceu em 4 de julho de 1927, em Nova York. Deixou viúva a atriz Elaine Joyce, mulher do seu quinto casamento. Foi casado duas vezes com a atriz Diane Lander, com quem adotou um filho. Tinha duas filhas do primeiro casamento. Era pai da roteirista Ellen Simon.
(Foto: Google Imagens.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário