21 de janeiro de 2019

ANDREW G. VAJNA (1944-2019), Produtor

Resultado de imagem para fuga para a vitoria

O produtor húngaro-americano Andrew G. Vajna morreu no dia 20 de janeiro, em Budapeste, aos 74 anos.

A trajetória de Vajna é das mais curiosas. Em 1956, quando a Hungria foi ocupada por tropas soviéticas para sufocar uma revolta do povo húngaro, ele fugiu do país e, com a ajuda da Cruz Verme-lha, chegou ao Canadá. De lá, seguiu para Los Angeles, onde se reuniu com a família, que empreendeu a fuga separadamente. Vajna estudou cinema na Universidade da Califórnia e montou um estúdio fotográfico, mas não pôde tocar o negócio porque quebrou a perna num acidente de ski e precisou esperar nove meses por uma cirurgia. Após se recuperar, ele se tornou um cabeleireiro e se associou a um amigo de infância que era estilista de perucas em Hollywood. Depois foi para Hong Kong, onde criou uma fábrica de perucas, chamada Gilda Fashion, que ele vendeu em 1973, quando já tinha uns 300 funcionários. Aí, resolveu entrar para várias áreas do cinema, comprando salas exibidoras e distribuindo filmes. No início dos anos 1980 ele voltou para os EUA para dar início à sua carreira de produtor.

A partir de 1999, ele se reconectou com o seu país e se tornou a figura mais importante do cinema húngaro. E, desde 2011, vinha colaborando com o governo das mais diversas formas, inclusive criando o Fundo Nacional do Cinema Húngaro, que contribuiu para revitalizar a indústria cinematográfica de lá, que vem con-quistando prêmios internacionalmente.

Como produtor-executivo ou produtor, seu gênero preferido eram os filmes de ação, de preferência com os atores Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis, e tendo como sócio o libanês-americano Mario Kassar. Daí surgiram "Rambo - Progra-mado para Matar" (First Blood, EUA, 1982), "Rambo II - A Mis-são" (Rambo: First Blood Part II, EUA/México, 1985), "O Vin-gador do Futuro" (Total Recall, EUA, 1990), "Duro de Matar 3 - A Vingança" (Die Hard with a Vengeance, EUA, 1995), "O Extermi-nador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas" (Terminator 3: Rise of the Machines, EUA/Alemanha/Reino Unido, 2003) e "O Exterminador do Futuro - A Salvação" (Terminator Salvation, EUA/Alemanha/Reino Unido/Itália, 2009).

Ele se envolveu também com outros gêneros de filmes, exemplifi-cados por "Fuga para a Vitória" (Victory, Reino Unido/EUA/Itália, 1981), "Coração Stânico" (Angel Heart, Reino Unido/Canadá/ EUA, 1987), "As Montanhas da Lua" (Mountains of the Moon, EUA, 1990), "Tombstone - A Justiça Está Chegando" (Tombstone, EUA, 1993), "Nixon" (Idem, EUA, 1995) e "Evita" (Idem, EUA, 1996).

Nasceu András György Vajna em 1º de agosto de 1944, em Bu-dapeste, Hungria. Esteve ligado romanticamente com a atriz hún-gara Kata Dobó de 1999 a 2006, e encaminhou a carreira dela em Hollywood. Deixou viúva a mulher com quem se casou em 2013. Tinha um filho de relacionamento anterior ao casamento.

(Foto: Google Imagens)

Nenhum comentário: