'Nasce uma Estrela' É a Melhor Versão da História
O novo "Nasce uma Estrela" (A Star Is Born, 2018), de Bradley Cooper, é a quarta e melhor versão da mesma história. Nos dois primeiros filmes, de 1937 e 1954, a história se passava no ambiente do cinema, entre um ator e uma atriz. O terceiro filme, de 1976, fez a transição para o mundo da música, o mesmo retratado no filme de que estou falando.
Em relação ao que mostram os demais filmes indicados ao Oscar, em sua quase totalidade, "Nasce uma Estrela" é um filme surpreendente. Não aborda nenhum dos temas que fazem sucesso atualmente: relacionamento homoafetivo, racismo ou marido canalha que impede o empoderamento da sua mulher. E é capaz de emocionar o espectador, levando-o ora ao riso, ora às lágrimas.
Bradley Cooper faz um músico roqueiro no ápice do sucesso, mas que começa a ter problemas de audição e, talvez por isso, de alcoolismo. Ele conhece uma jovem cantora, Lady Gaga, se encanta com sua estampa e voz, e resolve dar uma força à carreira dela. Após se casarem, ela dispara a fazer sucesso, enquanto a carreira dele entra em declínio. Mas não de modo a complicar muito a vida conjugal deles.
O problema maior entre os dois decorre da canalhice de um sujeitinho que produz os shows dela. O sujeitinho afasta o marido, impedindo-o de continuar participando como conselheiro dela, e introduz ingredientes cafonas nos shows da cantora. Ele não se preocupa com a qualidade do show, só quer aumentar a arrecadação para ganhar mais dinheiro. Por fim, o inescrupuloso sujeitinho provoca um estrago monumental na vida do casal.
Para o meu gosto, "Nasce uma Estrela" é um filme excepcional em todos os quesitos. E ainda conta com o cachorro de Bradley Cooper, que tem um papel dos mais comoventes no filme. Mas, não sendo o tipo de filme que o público de hoje quer ver, não deve ganhar nenhum prêmio no Oscar, exceto o de melhor canção por "Shallow", que vem papando todos os prêmios.
(Foto: Bradley Cooper e Lady Gaga - Google Imagens/leouve.com.br)
(Foto: Bradley Cooper e Lady Gaga - Google Imagens/leouve.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário